A Federação (FENAPAS), também entra com Ação Judicial contra os aumentos injustificados no PAMA-PCE e a falta de transparência na Administração do PAMA e do PAMA-PCE. Veja a seguir:
PAMA: FENAPAS entra na Justiça
A situação financeira do PAMA (Plano de Assistência Médica ao Aposentado) e o seu programa PCE que atende os participantes dos planos PBS, conforme foi amplamente divulgado, é crítica e o Fundo Garantidor do PAMA cai ano a ano.
A falta de transparência apenas permite detectar que a rentabilidade dos Fundos do PAMA é das mais baixas da SISTEL, que não existe a devida separação contábil dos fundos do PCE destinados às coberturas adicionais, que falta a demonstração dos alegados aumentos de custos que justifiquem os absurdos reajustes no PAMA-PCE.
Após reuniões da FENAPAS com a SISTEL, com a participação dos Conselheiros Eleitos, após a solicitação formal dos dados que justificassem os reajustes praticados e após a divulgação do reajuste do PAMA-PCE de 61,01%, em dezembro de 2014, por não se vislumbrar nenhuma possibilidade de solução real, a FENAPAS impetrou AÇÂO ORDINÁRIA no sentido de que as despesas médicas e hospitalares do PAMA sejam assumidas pelas Patrocinadoras.
A ação já está ajuizada, em uma primeira analise o juiz indeferiu a Liminar para suspensão imediata do aumento, mas já foi concedida Gratuidade de Justiça. Oportunamente a FENAPAS reiterará o pedido de Liminar para apreciação do Juízo.
Ressaltamos que esta Ação ainda não impede um acordo, desde que seja vantajoso e formalmente aprovado pelos Assistidos.
Aposentado ou Pensionista se você tiver dificuldades com o pagamento do PAMA ou do PAMA-PCE, procure a sua Associação!