Serra Gaúcha - O Passeio

Aramburo

Até o momento este foi o maior passeio já promovido pela Astelpar, em duração e distância. Visitamos, de 22 a 27 de maio, seis cidades em um ônibus “double-deck”, com apoio da Operadora Atol das Rocas - Turismo.

 

Saindo terça-feira à noite de Curitiba, amanhecemos na quarta-feira em Bento Gonçalves, no Hotel Dall’Onder, onde tivemos um ótimo café da manhã. Já em seguida, iniciamos nosso turismo visitando o Parque Temático da Epopéia Italiana, onde fomos guiados pelos imigrantes Lazaro e Rosa, para no final degustarmos vinhos, sucos e queijos.

 

Após o almoço, fizemos uma viagem de trem (Maria Fumaça) até Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. Durante toda a viagem, foram apresentados shows de música italiana, humorístico e de música gaúcha, com degustação de vinhos e sucos. No destino final, fomos às compras na loja da Tramontina e com uma degustação de queijos e embutidos feitos na região. Na volta para Bento Gonçalves, passamos pela Vinícola Aurora para degustação e compras. À noite, jantamos no Hotel, onde foi exibido um show de música folclórica italiana, com a participação de vários excursionistas. Haja fôlego!

 

Na quinta-feira, fizemos o “check-out” do hotel e fomos ao Vale dos Vinhedos, onde visitamos a Vinícola Miolo, guiados pela enóloga Mônica. Fizemos uma degustação e compras na loja da Miolo, para em seguida irmos ao restaurante da Vinícola Cordelier, onde tivemos um almoço típico italiano. Seguimos viagem e, em Nova Petrópolis, fizemos uma parada na praça do Labirinto Verde e visitação e compras nas lojas de couros e malhas. Em Gramado, tomamos um excelente café colonial no Café Gramberry; em seguida fomos a Canela para o Hotel Serra Verde, onde enfim descansarmos um pouco. Aliás, aposentado merece.

 

Na sexta-feira, visitamos a Cascata do Caracol, o Castelinho do Caracol e o Chocolate Lugano, com degustação e compras; almoçamos na Cantina Coelho, com javali ao molho de laranja, e música ao vivo; visitamos a loja dos Chocolates Caracol, com degustação e compras, e visitamos o Mundo a Vapor. Como tínhamos feito um lauto almoço e várias degustações, à noite a maioria dos excursionistas optou por um jantar mais leve numa galeteria.

 

No sábado, visitamos a Cristal de Gramado, para conhecermos o processo de fabricação, visitarmos a loja e compras; visitamos o Lago Negro e tivemos um almoço típico alemão no Fritz Haus. Em seguida, fizemos um passeio para compras no centro de Gramado, incluindo a Rua Coberta; à noite, fomos ao Fandango Serrano, onde apreciamos um ótimo churrasco e show de danças típicas, que terminou em animado baile. Que grupo festeiro!

 

No domingo, na viagem de volta a Curitiba, tivemos várias brincadeiras muito animadas, tais como o Amigo Oculto, Ladrão e Bingo.

 

Neste passeio, também registramos algumas tiradas ou pérolas, que aqui publicamos:

 ·   No Restaurante da Vinícola Cordelier, ao fim do almoço, um excursionista precisou ir à toalete e levou o maior susto. Um grupo numeroso de mulheres havia tomado conta do toalete masculino e, quando ele abriu a porta, foi aquele alvoroço e corre-corre.

 ·   Na visita à Cascata do Caracol apesar da gélida manhã a maioria dos excursionistas aproveitou as emoções da viagem no teleférico.

 ·   Um excursionista revelou-se um grande apreciador das tradições da cultura gaúcha, surpreendendo a todos; enfim, ele o próprio Gaudério (assim passou a ser conhecido).

 ·   Na loja dos Chocolates Caracol, o nosso Gaudério encontrou-se com o “patrão” do Fandango Serrano, que tinha ido acertar detalhes com a guia; conversa vai, conversa vem, acabaram apostando duas garrafas de vinho (o Gaudério compareceria “pilchado” ao Fandango da Serra?); não deu outra, o nosso colega trouxe para casa as duas garrafas de vinho.

 ·  No Fandango Serrano, quando os componentes do grupo folclórico convocaram os nossos excursionistas para dançar, eles e elas revelaram-se exímios “peões” e “prendas”, superando todas as expectativas.

 ·   No regresso a Curitiba, um dos presentes do Amigo Oculto era uma escultura erótica de chocolate (aproximadamente de um quarto de quilo), que estava acondicionada num pacote muito grande e bonito, bastante atraente.

 ·   O nosso companheiro Gaudério foi o primeiro a ser sorteado no Amigo Secreto, ao escolher seu presente o “Índio Velho” não vacilou e tirou de dentro do saco o maior e mais bonito presente; quando abriu a caixa, levou um choque com a escultura de chocolate (se as janelas do ônibus não fossem lacradas ele a teria jogado fora),que a muito custo mostrou ao resto do grupo. O Gaudério ficou muito chateado achou que tinham armado para ele. Qual não foi a surpresa geral quando várias senhoras e um senhor roubaram a tal escultura; mas no fim, como a última palavra era do Gaudério, ele roubou a escultura de volta. Foi o maior sucesso!

 ·   Durante o passeio, surgiram alguns apelidos curiosos como: Genaro, Bigode, Zé do Caixão, Roberto Carlos e Gaudério.

 ·   Apesar de muito esperado, o Neves ameaçou acontecer, andou pelos arredores, mas não compareceu.

 

 

  Vamos a Pratas Thermas
   09.04.19
  Passeio a PRATAS THERMAS de 13 a 17/05/19
   12.02.19
  Viagens 2019
   08.02.19
  Viagens 2019
   13.12.18
  Passeio de Catamarã 16 a 17/03/19
   12.12.18
  Passeio à Fazzenda Park em Gaspar
   18.10.18
  Vamos a Gaspar 08 a 11/10
   24.07.18
  Vamos a Gravatal: 27 a 30/08
   13.06.18
  Viagens 2018
   08.05.18
  Vamos a Aguas de Palmas 21 a 24/05
   06.05.18
Galerias Relacionadas:
  140518Guaraqueçaba
  131018Foz do Iguaçú
  Caldas de Imperatriz
  130626Aguativa
  130508CavDiaboCananeiaGaleria
  121103Foz
  120813Viagem a Bonito
  121001Viagem a Itá
  120617 Viagem a Gaspar
  120720 Viagem a Urubici

  voltar voltar


Meu INSS



Gostou do conteúdo?
Indique para os
amigos.
Home | A Associação | Notícias | Convênios | Links úteis | Associe-se | Social | Programe-se | Fotos | Publicidade
Espaço Jurídico | Documentos | Jornal | Espaço do Associado | Saúde e Bem-estar | Contato
Copyright © Astelpar 2007 - Todos os direitos reservados