Histórico

Angélica Fonseca

ASTELPAR “A UNIÃO DE FORÇAS”

Uma associação centrada na organização, na ousadia, com importantes
doses de prudência. É assim que os associados classificam os dezoito anos
de sua existência

Em julho de 2011, a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Setor de Telecomunicações no Paraná - Astelpar comemorou seus 22 anos. Nesse período, a Associação articulou e representou publicamente seus associados. O seu crescimento se deu rapidamente graças à característica de vanguarda dos administradores, que estiveram à frente de importantes decisões ao longo da sua história.

 

O caminho até aqui trilhado autoriza a decisão de ter como objetivo a ser alcançado nos próximos anos a marca de mil associados. Esse patamar visa à solidificação do ideal de representatividade da entidade.

 

 

Sua História

A Associação nasceu da intenção de um grupo de aposentados, formado por Carlos Martinesco, Adriano Bonaldi, Eugen Socher, Roberto Frederico Grubhofer, Walter Kreder, Egon Kummrow e Issam Farhat, que criaram a Associação dos Aposentados da Telepar – AAT; hoje, Astelpar. Seu primeiro presidente foi Carlos Martinesco.

 

Amadurecida ao longo de seus 22 anos de atuação, com apoio decisivo da segunda diretoria composta em 1999, presidida por Paulo Arruda Bond, desenvolveu um projeto de estruturação organizacional e a redação do novo estatuto.

 

Criada em 10 de julho de 1989, a atuação da Associação, tanto interna como externa, tem determinado o rumo de representar e defender os interesses dos aposentados e pensionistas do setor de telecomunicações e garantir seus direitos. Em recente avaliação interna, os associados se declararam satisfeitos com o apoio, confiança, credibilidade e congraçamento que a Associação proporciona.

 

Nestes 22 anos, além de Martinesco, a Associação foi presidida por Paulo Arruda Bond, Luiz César Olivier Scheffer, Enrique Aramburo e atualmente por Cleomar J Gaspar.

 

Hoje a Astelpar é formada por novecentos e vinte e nove associados, entre a Fundação Atlântico, Fundação Sistel, Telos, HSBC (TIM) e INSS.

 

Sua infra-estrutura conta com três salas equipadas com microcomputadores com internet, sala de reunião, sala para eventos com e uma sala de estar. Tudo isso no quinto andar da Galeria Tijucas, localizada no coração de Curitiba, à AV. Luiz Xavier, nº 68, 5º andar, sala 519, Centro, Curitiba, PR.

 

A história da Astelpar foi marcada, politicamente, por dois momentos históricos das telecomunicações do Paraná. Até 1998, a Telepar era uma empresa estatal que oferecia um cenário favorável para seus empregados e não havia muitos aposentados. O segundo momento foi a privatização, que gerou uma certa intranquilidade aos empregados na época. Em 1998, a Telepar, bem como as demais empresas do Sistema Telebrás, passou para a iniciativa privada, gerando uma série de mudanças com relação aos empregados. Outra situação foi o aumento do número de aposentados, decorrente da terceirização intensiva.

 

Os aposentados na época estavam organizados em volta da AAT, porém sem uma sede estruturada para atender aos mesmos, gerando então a necessidade de uma movimentação na busca desse apoio indispensável. Essa necessidade se tornou a cada dia mais significativa, ao mesmo tempo que o número de aposentados crescia rapidamente, motivados pela situação dentro da empresa.

 

Daí a importância de se estruturar a Astelpar com uma sede fisica, com associados contribuindo com mensalidades, prestando apoio assistencial e, por meio de convênios, o apoio jurídico.

  Astelpar organiza livro sobre a história da Telepar.
   12.11.15
  DIRETORIA EXECUTIVA
   19.10.10
  MENSAGEM AO ASSOCIADO
   29.06.07
  Eles ajudaram a fazer a história da Astelpar
   25.06.07
  Ações desenvolvidas pela Astelpar
   25.06.07
  A importância da Astelpar
   25.06.07
  Ações desencadeadas na Astelpar em dezoito anos
   25.06.07

  voltar voltar


Meu INSS



Gostou do conteúdo?
Indique para os
amigos.
Home | A Associação | Notícias | Convênios | Links úteis | Associe-se | Social | Programe-se | Fotos | Publicidade
Espaço Jurídico | Documentos | Jornal | Espaço do Associado | Saúde e Bem-estar | Contato
Copyright © Astelpar 2007 - Todos os direitos reservados